Go Limpets

Projecto CELS – Circular Economy of Limpets Shells

É reconhecido que a lapa é um produto com grande procura: Só na Ilha da Madeira são consumidas anualmente 150 a 180 toneladas. No entanto, apenas 30% do peso de uma lapa é comestível, enquanto os outros 70% tornam-se em despredícios. Isto representa aproximadamente 100 toneladas de conchas que são enviadas para aterros, ou queimado com lixo indeferenciado por ano só na Madeira. Comparativamente seriam cerca de 350 toneladas de resíduos na Macaronésia e na Europa só de um molusco. Estes resíduos podem ser transformados num recurso útil com maior valor-acrescentado. O nosso objectivo é criar uma nova cadeia de valor para reutilizar estes resíduos em outras indústrias, entrando assim na economia circular.
O consórcio estudará as restrições legais e regulamentares ao abordar tanto uma entrega de alimentos como um serviço de recolha de resíduos. Abordaremos também os aspectos práticos da recolha de conchas e processos de extracção mineral, e avaliaremos os materiais e elaboraremos um plano de exploração para a dimensão mencionada. A divulgação e a gestão do projecto estão também incluídas no plano de trabalho.
No âmbito deste projecto a GL será o principal fornecedor do produto, como tal centrar-se-á na criação de lapas para consumo humano, e estabelecendo a cadeia de distribuição do molusco vivo e a recolha dos resíduos de conchas que, após processamento adequado, podem ser comercializados para a indústria relevante. No final do projecto, a GL terá implementado a capacidade de produzir e fornecer um produto de alto valor com base nas conchas das lapas.
Nofima é um instituto de investigação na Noruega com uma vasta experiência na gestão de resíduos de aquacultura e estudos de materiais. Possuem os conhecimentos e equipamento para processar e avaliar o material resultante dos resíduos, e a melhor forma de o explorar.
Juntos, iremos produzir resultados palpáveis na descoberta científica, nomeadamente identificando biomateriais que podem ser extraídos de conchas de carapaças de carapaças e a sua utilização em diferentes indústrias: indústria médica, farmacêutica e agrícola, bem como engenharia civil. Para além disso, estabeleceremos um plano de grande escala para processar os imensos resíduos que são produzidos e transformá-los em materiais valiosos.
Globalmente, esta investigação contribuirá para dois objectivos principais, por um lado beneficiará o ambiente ao levar a uma muito necessária redução de resíduos, e por outro terá um impacto na qualidade de vida geral ao introduzir materiais inovadores que podem ser utilizados na agricultura, medicina e indústria farmacêutica tais como fertilizantes, colas orgânicas para cirurgia, ou implantes médicos feitos com cálcio de crustáceos e moluscos.
A parceria é sinergética, uma vez que a GL tem a ambição de continuar a investigar utilizações futuras de lapas, e outros bivalves juntamente com a Nofima. A utilização destes materiais, por exemplo para medicina, representa um campo de investigação durante muitos anos de colaboração. Num sentido mais amplo, esperamos que esta parceria possa contribuir para mais investigação de materiais e colaborações científicas duradouras para melhorar as cadeias de valor dos alimentos e dos resíduos.

O nosso video promocional do projecto encontra-se aqui:

 



projecto financiado por:

 

X