Go Limpets

AquaDig – Digital platform for shellfish inshore maintenance based on microelectronic environmental sensors and IoT devices

 

O projeto AquaDig aborda as necessidades de digitalização na indústria agroalimentar, especificamente a manutenção e distribuição de marisco vivo e outros produtos do mar em toda a cadeia de valor: desde a captura selvagem ou aquicultura até a entrega ao consumidor. Procuramos otimizar as condições de controlo animal e veterinário, como a temperatura, a oxigenação da água, o fluxo de água e esterilização UV para reduzir os custos operacionais e aumentar a rastreabilidade. Os três parceiros Europeus cobrem toda a cadeia de valor da camada digital: engenharia de sistemas e sensores, distribuidor de marisco e especialista em logística da cadeia de valor e conhecimento científico com competências em Inteligência Artificial (Machine Learning). O projeto integrará e validará tecnologias existentes de sensores microeletrônicos para medição da qualidade da água, controle remoto e manutenção preditiva.
A Go Limpets lidera a instalação do piloto nas suas instalações e participante entre os 10 seleccionados de entre 400 outros projectos europeus inovadores e líderes de mercado.

O projecto AquaDig é apoiado pelo consórcio DIATOMIC.
O DIATOMIC é um projecto financiado pela UE H2020, que visa estabelecer um ecossistema sustentável, que irá facilitar os componentes microelectrónicos avançados e a inovação baseada na integração de sistemas inteligentes (AME/SSI) nos sectores da saúde, agro-alimentar e da indústria transformadora, todos eles pouco digitalizados e de primordial importância para a sociedade e economia europeias. O objetivo final do DIATOMIC é apoiar a aceitação de componentes, sensores, objetos e sistemas eletrónicos inteligentes, fornecendo os meios para obter acesso (i) para as PME, universidades e institutos de investigação a instalações de conceção e fabrico avançadas e (ii) para as PME a capacidades de prototipagem rápida.
DIATOMIC é também uma rede europeia, apoiada pela CE, de Pólos de Inovação Digital, com 3 milhões de euros em financiamento para PMEs e midcaps de microelectrónica. Em alinhamento com os objectivos da iniciativa Smart Anything Everywhere, DIATOMIC pretende ser a principal rede europeia de pólos de inovação nas indústrias da saúde, agro-alimentar e manufacturação. Smart Anything Everywhere (SAE) é uma iniciativa da Comissão Europeia que procura acelerar a concepção, desenvolvimento e adopção de tecnologias digitais avançadas pela indústria europeia, em especial as PME e as empresas de média capitalização. O principal objectivo é fornecer produtos e serviços que incluam componentes e sistemas electrónicos altamente inovadores, especialmente nos sectores de baixa tecnologia, que são propícios ao investimento e à inovação. O SAE está a construir ecossistemas de colaboração em que os agentes industriais de toda a cadeia de valor participam num grande número de pequenas experiências de aplicação facilitadas pelos principais centros de competência da Europa. Sobre o projecto AquaDig: A distribuição de marisco vivo para consumo humano exige um controlo rigoroso da qualidade dos alimentos, das toxinas e das condições de transporte. Os parâmetros de qualidade da água dos distribuidores são normalmente mantidos nas mesmas condições, independentemente do número de animais por tanque, o que impõe pesados custos operacionais sem necessidade. A mortalidade durante a manutenção e o transporte é elevada, o que reduz consideravelmente o valor do produto. A ideia é reduzir os custos operacionais e a mortalidade através de uma camada digital que monitoriza e optimiza o funcionamento do equipamento (eficiência energética) e proporciona segurança alimentar e rastreabilidade. AquaDig tira partido da inovação digital para aumentar a recolha e processamento de dados permitindo eficiências e benefícios tangíveis. O consórcio do projecto é composto pela Inova DE, Go Limpets e o ISR.

X