Início de investigação no despredício de lapas
A Go Limpets (GL) inicia colaboração com o instituto de investigação em Tromsø na Noruega, a Nofima, no estudo da recuperação de desperdícios da lapa.
Independentemente do sistema de aquacultura que a GL está a estabelecer, os resíduos existentes do elevado consumo de lapa na madeira (estimados em 100 Toneladas por ano) podem ser transformados em minerais e materiais úteis. As conchas de marisco (neste caso, as lapas) já são um conhecido subproduto da indústria alimentar. A GL procura recolher estes resíduos e preparar as conchas para outros fins úteis. Esta é a motivação por detrás do projecto CELS, para o qual o financiamento permitiria ao promotor explorar outras indústrias de elevado valor a partir dos resíduos existentes.
A Go Limpets irá então criar lapas para consumo humano, separar uma parte da produção para um mercado de alto valor, e da cadeia de distribuição para a gastronomia regional: entregar o molusco vivo e recolher os resíduos de conchas. Após o processamento adequado destes resíduos, temos um novo material para vender à indústria relevante. Assim, criamos um processo de economia circular que minimiza os resíduos, aumenta a sustentabilidade da empresa, e preserva os recursos marinhos.
O projecto é apoiado pela EEA Grants